De acordo com o relatório anual global de compras e viagens de fim de ano divulgado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, os orçamentos de compras dos brasileiros em 2022 aumentaram 21% em comparação ao ano passado, enquanto a média global ficou em 8%.
As compras de fim de ano, inclusive, começaram mais cedo, e 40% dos consumidores brasileiros já iniciaram no final do mês passado — quase o dobro dos consumidores (19%) que pensaram comprar com antecedência em 2021, com 40% dos consumidores brasileiros pesquisados já indicando que começariam as compras no final do mês passado, 21% a mais que no ano passado.
Mas o que esperar do consumidor:
Os consumidores vão priorizar as compras em lojas físicas (46%) e compras híbridas (23%) nesta temporada; mais de 65% cortarão as categorias não essenciais, incluindo vestuário, calçados, joias e acessórios; 64% estão fazendo pré-encomendas nesta temporada de festas para obter produtos no prazo e com preços garantidos e 59% dizem que estarão mais preocupados com a sustentabilidade nesta próxima temporada de festas do que no ano passado.