Destaques

Petróleo: Rússia invade espaço do Brasil no mercado internacional

1 minuto de leitura
Petróleo: Rússia invade espaço do Brasil no mercado internacional

O petróleo russo tomou uma parcela do mercado brasileiro após o início da guerra desse país com a Ucrânia. Com as sanções aplicadas ao produto na Europa e nos Estados Unidos, a fuga da produção russa foi os mercados da China e da Índia.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Comércio Exterior (Secex), a quantidade de  petróleo brasileiro vendido à China caiu 36% em relação ao ano anterior. Já no mercado indiano, a queda chegou a 53%.

Um especialista do Instituto de Estudos Estratégicos de petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ouvido pelo Jornal Valor Econômico, explicou que além das questões políticas, os compradores se beneficiarem do valor do produto russo, que chega a ser 25% inferior ao praticado no mercado.

Apesar deste número desfavorável, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) justificou que a mudança de cenário não trouxe muitos danos porque da mesma forma que o Brasil perdeu na China e na Índia, ganhou na Europa e nos Estados Unidos, onde a ausência da Rússia gerou aumento da procura.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Mais Populares

Principais Manchetes